O desenvolvimento de psicometria para medir a recuperação de um consumidor de saúde mental de uma doença mental é um campo de pesquisa de recuperação de saúde mental muito técnico e cheio de estatísticas. Tal desenvolvimento geralmente requer grandes quantidades de dados coletados durante um período de vários anos, juntamente com a participação de estatísticos,  Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoapsicólogos, psiquiatras, programadores de computador, especialistas em sistemas de informação e gerentes de casos clínicos. Para dizer o mínimo, o desenvolvimento de psicometria legítima e estatisticamente comprovada não é pequeno, mas uma vez que tais instrumentos foram criados, eles podem ser de imensa importância para a recuperação de uma doença mental e a formação de uma pesquisa colaborativa para um reconhecimento mais rápido de tendências.

A psicometria tende a variar drasticamente no que mede e, tão importante quanto, no que custa. Eles variam de Base 24, que cobra uma taxa anual baixa mais uma pequena taxa para cada unidade extra em que a unidade de saúde mental usará a pesquisa, até métricas de eficiência clínica que variam em US $ 10.000 mais horas de taxas caras de consulta. Na economia de hoje, pode parecer que essas taxas exigem muito de clínicas que não têm muito a oferecer, mas vale a pena?

Alguns dizem que sim, outros dizem que não. Recentemente, li em várias fontes diferentes que 60% dos hospitais estão operando com sistemas de TI eficientes, o que reduziu drasticamente seus custos. Outras pequenas clínicas de saúde mental também relatam ganhos nos resultados por meio de economia de custos após a implementação dos pacotes de TI fornecidos. Portanto, as métricas que julgam a eficiência clínica parecem ser bons investimentos, mas e a psicometria real e legítima?

O júri ainda está decidindo sobre isso. Parece que as clínicas de recuperação, como o MHCD, tendem a considerar a psicometria para medir a recuperação de um consumidor de uma doença mental com mais consideração do que as instalações de tratamento tradicionais e, certamente, com muito mais consideração do que os hospitais estaduais.

Depois de conversar com vários diretores executivos dessas instituições, concluiu-se que os centros voltados para a recuperação professam a disseminação e o desenvolvimento da psicometria com o objetivo de criar uma linguagem comum entre os profissionais. Imagine que uma clínica implemente um novo plano de tratamento para esquizofrenia paranóide; quando questionados sobre se foi eficaz ou não, os médicos respondem: “sim! Ele mudou nossas estatísticas XYZ em cinco e aumentou nossas leituras ABC em 30% em um período de três meses.” Bem, isso soa bem… mas o que isso significa?

Se os praticantes começarem a usar instrumentos para falar a mesma língua, essa conversa de repente se torna muito mais significativa. Além disso, os profissionais podem começar a comparar os resultados e determinar quais programas e quais métodos de implementação são propícios para promover a recuperação de uma doença mental da maneira mais rápida e eficaz possível.

Encontrei várias psicometrias diferentes em minha pesquisa. Conforme mencionado anteriormente, a Base 24 parece ser bastante difundida. A Netsmart também hospeda uma ampla gama de produtos de TI para profissionais de saúde. As faixas de preço também tendem a variar de grátis (na maioria das vezes porque o desenvolvimento da psicometria ainda é bastante novo, portanto, esses instrumentos geralmente estão em fase de teste Beta) a dezenas de milhares de dólares.

Os instrumentos com os quais estou mais familiarizado são os desenvolvidos pela equipe de Pesquisa e Avaliação do MHCD; você pode verificar suas publicações de pesquisa gratuitas em Publicações de recuperação de saúde mental [http://www.outcomesmhcd.com/pubs/publications.htm].

Você também pode saber mais sobre seu maior projeto psicométrico, Reaching Recovery [http://www.reachingrecovery.org], seguindo o link. Não tenho certeza do que eles estão fazendo em termos de preços, mas isso lhe dará uma ótima ideia do que está por aí e do que realmente é a vanguarda da pesquisa psicométrica.

Medir a recuperação da saúde mental e a velocidade de recuperação de uma doença mental parece ser uma característica do novo movimento de recuperação. Alguns tempos muito empolgantes estão prestes a nos atingir, pois a psicometria quantifica ainda mais as tendências de saúde mental, permitindo métodos de tratamento mais eficazes e, eventualmente, recuperações mais rápidas ou até curas de doenças mentais graves e persistentes.

Psicometria – Medindo a Recuperação da Saúde Mental